Como obter sucesso nos negócios no Brasil atual

Nos primeiros anos deste milênio, o Brasil tornou-se o destino preferido dos investidores empresariais. Muito se dizia a respeito do rápido crescimento econômico, dos recursos naturais abundantes e do grande mercado de 200 milhões de consumidores, cujo poder de compra também estava em flagrante ascensão. As políticas pró-crescimento do governo e os altos gastos só aumentaram os interesses corporativos e planos de expansão de multinacionais.

De lá para cá, muita coisa mudou, especialmente a partir de 2011. Com a desaceleração do crescimento econômico da China, a queda do preço de vários commodities comercializados pelo Brasil e a crise política pela qual o país ainda passa, a economia brasileira sofreu uma queda abrupta. Diante de um cenário confuso como o atual, com uma previsão de retração do PIB entre 0,78% e 1,2% em 2015, a cautela dos investidores e de multinacionais em expansão fica redobrada.

No entanto, mesmo com a economia oscilante e uma taxa de desemprego próxima dos 8% – um número importante, porém historicamente baixo – o mercado consumidor segue grande e ativo. O momento atual não se assemelha em nada com os que o país passou nos anos 80 e início dos 90, onde o recuo do PIB brasileiro chegou a quase 5%. Ainda temos muitas grandes oportunidades de mercado, principalmente para empresas multinacionais. O preço da moeda favorece investimentos no mercado local.

Sabemos, claro, que fazer negócios no Brasil é uma tarefa bastante trabalhosa, dados os obstáculos burocráticos e tributários. Em um recente estudo do Banco Mundial, o país ficou em 116º no ranking de países com mais facilidade para fazer negócios. Isso só reforça a tese de que, sim, as oportunidades são boas, porém é essencial contar com a expertise de executivos locais para driblar esses obstáculos.

O Brasil possui diversos talentos, de diferentes níveis, que estão acostumados a andar pelo caminho das pedras, até chegar na fonte de água limpa. São profissionais que, além de estarem aptos a mostrarem um retrato fiel do momento atual do país, têm energia e competência para pegar os melhores atalhos rumo ao sucesso do seu negócio.



Deixe uma resposta

Sign up to our list and receive exclusive content.

* indicates required